Agenda Acadêmica

Dia: 08/11/2014 

Pós-graduação Psicopedagogia Clínica e Institucional 

Módulo: 

Desenvolvimento socioafetivo e aprendizagem – Autismo
 Professor: Psicólogo Márcio Westin

  

Dia: 08/11/2014

 

Curso de Gestão Escolar

 

 Professora:  Ana Heto

 

 

HomePós-graduaçãoPsicopedagogia Clínica e Institucional

Psicopedagogia Clínica e Institucional

ESPECIALIZAÇÃO EM  PSICOPEDAGOGIA CLÍNICA E INSTITUCIONAL

O CURSO

                O curso de Especialização Lato Sensu em Psicopedagogia Clínica e Institucional da Faculdade Calafiori visa oferecer aos alunos instrumentos teóricos e técnicos sobre os fundamentos da Psicopedagogia clínica e institucional, qualificando suas práticas nos diversos espaços em que ocorrem os processos de aprendizagem, além de habilitar o profissional para o ensino superior e proporcionar o desenvolvimento de pesquisas científicas nesta área de conhecimento.

                O presente curso é constituído por módulos com aulas teóricas e práticas a fim de que o pós graduando tenha a oportunidade de vivenciar situações reais ainda no seu processo de formação e com total suporte do corpo docente, o qual, caracteriza-se por ser constituído por especialistas, mestres e doutores com um longo período de experiência na atuação e intervenção Psicopedagógica clínica e institucional.

OBJETIVO

                O curso de Especialização Lato Sensu em Psicopedagogia Clínica e institucional da Faculdade Calafiori tem como objetivo promover a capacitação de profissionais de nível superior, que estejam interessados em realizar um estudo sobre aprendizagem, obstáculos e dificuldades que se interpõem à sua consecução, a fim de desenvolverem análise e intervenção clínica e institucional no processo de ensino-aprendizagem.

PÚBLICO ALVO

                Portadores de Diploma de Curso Superior da área de Educação e Saúde, como Pedagogia, Psicologia, Serviço Social, Fonoaudiologia, e demais áreas afins.

               

ÁREA DE ATUAÇÃO

                Possui três campos de atuação, sendo: o escolar, empresarial e hospitalar.

CARGA HORÁRIA

                604 horas

DURAÇÃO:         12 meses

MODALIDADE

                Semipresencial (um encontro mês com carga horária de 08 horas / aula e atividades semi presenciais na plataforma Moodle/ead carga horária 24 h/a). A carga horária total do curso é de 600 horas / aula.

DOCENTES

                Professores Especialistas, Mestres e Doutores de com titulação compatível com a legislação vigente.

MATRIZ CURRICULAR

MÓDULOS

TEMÁTICA

  1. 1. 

 Introdução à Psicopedagogia

Atuação Psicopedagógica: Diferentes Possibilidades

  1. 2. 

Teorias Psicogenéticas da aprendizagem  (Processos Cognitivos e Processos Neurológicos da aprendizagem)

Desenvolvimento Sócioafetivo e Aprendizagem

Autismo e Abordagem psicopedagógica

  1. 3. 

Processo de leitura e Escrita: avaliação e intervenção Psicopedagógica

  1. 4. 

Aquisição de conceitos matemáticos: avaliação e intervenção Psicopedagógica

  1. 5. 

Psicomotricidade

Ciências Naturais e Meio Ambiente: avaliação e Intervenção Psicopedagógica

  1. 6. 

Tópicos Especiais em Educação Inclusiva: estigmas e preconceitos

Planejamento de Intervenção

  1. 7. 

Psicanálise e Psicopedagogia

  1. 8. 

Psicopedagogia Institucional

  1. 9. 

Planejamento de Intervenção em Psicopedagogia Institucional

  1. 10. 

Didática do Ensino Superior

  1. 11. 

Metodologia da Pesquisa

  1. 12. 

Ética e Inclusão em Psicopedagogia

 

RESUMO

DESCRIÇÃO

CARGA HORÁRIA (hora/aula)*

Conteúdos curriculares

380

Estágio em Psicopedagogia Clínica

80

Estágio em Psicopedagogia Institucional

80

ARTIGO

60

Total

600

*Uma Hora/aula = 60 minutos

CORPO DOCENTE

(parcial)

Profa. Dra Maria Helena Bimbatti Moreira (Doutora em Educação; Mestre em Educação Escolar; Especialista em Deficiência Mental e Pedagoga (UNESP ), com experiência Profissional em diferentes níveis: educação básica / educação especial e ensino superior. Atua na linha de pesquisa com projetos que tem como objetivo produzir conhecimento sobre educação e escolarização de pessoas com deficiências, para subsidiar atuação, em nível de formação inicial e continuada de professores. Produzir conhecimento para subsidiar a formação de recursos humanos em diferentes níveis e diferentes esferas de atuação. 

Profa. Dta Júlia Eugênia Gonçalves (Mestre em Educação pela Universidade Federal Fluminense. Especialização em Psicopedagogia Clínica por E.PSI. BA, Argentina;especialização em Tutoria Virtual pela OEA- Organização dos Estados Americanos; especialização em Ambientes Virtuais de Aprendizagem pela Organização dos Estados Ibero-Americanos, Virtual Educa, Argentina; Concluiu os créditos do Programa de Doutorado em Ação, Comunicação e Conhecimento do Departamento de Filosofia e Ciências da Educação da Universidade de León, Espanha, tendo obtido o certificado de suficiência investigadora. Foi membro do Conselho Nacional da Associação Brasileira de Psicopedagogia (ABPp) de 1997 a 2010. Atualmente é presidente da Fundação Aprender para Educação, Cultura, Ciência e Tecnologia - http://www.fundacaoaprender.org.br/ -, em Varginha, MG, coordenadora e docente de cursos de Pós- Graduação Lato-Sensu em Psicopedagogia e Neuropsicopedagogia).

Profa. Esp. Sônia Bellardi (Especialista em Psicomotricidade (1988); Sociopsicomotricidade Ramain-Thiers – (1995); - PEI (Programa de Enriquecimento Instrumental – Reuven Feurstein) níveis I e II– 1996/2002; - Psicoterapia Analítica de Grupo – SPAG – 1996. Possui formação específica em - Dislexia – ABD (Associação Brasileira de Dislexia) – 2005; - Método PANLEXIA – 2005 e recebeu a titulação oficial em Psicopedagogia pela Associação Brasileira de Psicopedagogia em setembro de 2004). Coordenadora da - http://www.outrocaminho.com/ - instituição voltada para mediação de dificuldades e distúrbios nas diversas áreas da aprendizagem – em Pouso Alegre, MG.)

Prof. Esp. Márcio Westin (Psicólogo, especialista, membro titular da equipe de psicoterapia da Santa Casa de São Sebastião do Paraíso há dez anos.

Profa. Dta Gismar Monteiro Castro Rodrigues (Doutoranda em Biotecnologia (Universidade de Ribeirão Preto, é mestre Ciências da Saúde pela Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto e atua no nível superior, na orientação e condução de pesquisas, projetos e demais afins – tanto para a graduação quanto na pós graduação lato sensu, há dez anos. Atualmente é diretora e docente dos cursos de licenciatura e pós da Faculdade Calafiori.)

INFORMAÇÕES / INSCRIÇÕES / MATRÍCULAS

Início do curso: agosto/setembro de 2013

Secretaria da Faculdade Calafiori

Fones: (035) 3558 6261 e (035) 3558 5995

Inscrição site: www.calafiori.edu.br

Email: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Inscrição Processo Seletivo

banner vestibular peq

Vídeo Calafiori

joomla logo black

Faculdade Calafiori

Faculdade CalafioriA missão da Faculdade Calafiori é promover a formação integral da pessoa humana.

Leia mais...

Avaliação Institucional

Docs / SupportTrata-se de um processo desenvolvido por membros internos e externos de uma dada comunidade acadêmica.

Leia mais...

Diretório Acadêmico

pecasRepresenta os estudantes regularmente matriculados nos cursos de graduação na Faculdade Calafiori.

Leia mais...